Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Erva-cidreira

É umas das mais recentes aquisições. Comprei-a nos Viveiros Rosa Bacará. Ainda não tem muitas folhas, mas as que tem são grandes e é uma planta com crescimento muito rápido. Também conhecida como melissa, liberta um forte e agradável aroma a limão. É resistente ao frio embora a sua parte aérea possa desaparecer totalmente durante o Inverno. Deve estar quase a florescer, coisa que acontece entre Maio e Setembro. Pode ser posta à meia-sombra ou ao sol e dá-se bem em qualquer terreno.
Como é sabido, é óptima para chás e tem inúmeras propriedades medicinais. É considerada anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, digestiva, calmante e sedativa, está associada a tratamentos de problemas nervosos, perturbações do sono e problemas gastrointestinais de origem nervosa tais como espasmos, enfartamento e anorexia e ainda no tratamento de febres e constipações.Como qualquer erva, não precisa de muitos cuidados. Apenas água e sol.


Devido ao crescimento enorme que teve, tive de a mudar de vaso. Tem um cheiro bastante agradável e uso-a muito para chás.




Agora, já em 2013, com o vaso a tornar-se muito pequeno para a planta, dedidi cortá-la e secá-la. Entretanto comprei uma nova e coloquei-a num vaso novo, junto com a Salva. Assim, tenho agora erva seca e fresca para as utilizar como quiser.

                A nova erva-cidreira à esquerda. À direita, a Salva

Sem comentários:

Enviar um comentário