Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sarracenia (planta carnívora)

Acho piada a este tipo de plantas, então, quando vi estes exemplares no Bricomarché, não hesitei em comprar uma. Uma das plantas carnívoras mais apreciadas em cultura, tanto por ser fácil de manter como pela sua beleza e é muito resistente a quase todo o tipo de clima. Convém é saber de onde ela vem e como foi criada, para sabermos onde a meter, pois ela precisa de um tempo de habituação ao local. Se nasceu em estufa e logo a seguir a metermos numa varanda à sombra com rajadas de vento, pode ressentir-se.
As folhas evoluíram até a forma de urna e podem ir de 10cm a 1! É uma planta com poucas raízes.
É na Primavera que as flores se desenvolvem, antes da planta formar novas urnas. A flor exala um perfume agradável, mais intenso ao meio dia. O odor destina-se a atrair os insectos polinizadores. O pistilo em forma de guarda-chuva, não permite a "auto fecundação". Somente os insectos são capazes que fecundar a planta, trazendo o pólen de outra.
Se tiver uma e ela não apanhar muitos insectos, não se preocupe e não vá lá despejar insectos pela urna abaixo. Com demasiados ou apenas um muito grande, a planta pode não os digerir rápido o suficiente, as carcaças apodrecem e a urna acaba por morrer.
Como qualquer planta carnívora (e isto é uma regra!!) só pode ser regada com água destilada. Pode ficar à sombra, mas claro, desenvolve-se melhor debaixo de sol. E não é preciso mais nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário