Seguir

Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de julho de 2012

Aneto (ou Endro)

Mais uma aromática comprada no Horto do Rossio. Não é das que mais uso, mas de vez em quando dá jeito e fica sempre bem no meio do "jardim".
Na cozinha, tanto se pode usar as sementes como os ramos. Estes têm um sabor suave, enquanto as sementes são mais aromáticas. Servem-se cruas ou cozidas, inteiras ou moídas, para temperar pratos quentes ou frios, de saladas, peixes, batatas, molhos, couves, maioneses, pickles, pães, etc.
É usado em dietas sem sal pois é rico em sais minerais; combate flatulências, aumenta o aleitamento materno, é um sonífero natural e, aplicado em compressas, alivia inflamações oculares. Fervido em azeite e colocado sobre furúnculos, ainda quente, alivia a dor.
A floração ocorre em meados do verão, despontando flores amarelas e pequenas. As frutos são vagens achatadas que carregam as sementes.
O chá de endro tem um sabor suave, adocicado e pode ser preparado das folhas frescas ou secas e das sementes também.  Este chá é tonificante do aparelho digestivo, diurético e favorece a secreção láctea. Tem poderes anti-sépticos, limpa e desinfecta feridas e chagas.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos periódicos. É uma planta muito rústica que pode ser cultivada com facilidade por jardineiros iniciantes. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes que devem ser postas a germinar directamente em locais definitivos, pois não suporta transplantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário