Seguir

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O básico!

As plantas devem ser escolhidas não só, com as necessidades pessoais, mas com as características da varanda. Quanto mais elas se aproximarem das condições ambientais existentes, melhores elas se desenvolverão e menor será a necessidade de manutenção. Os 2 critérios mais importantes são:
- as exigências das plantas quanto aos factores ambientais (luz e vento):
- o espaço de que precisam e o espaço que existe.





Luz e Sol

 O mais frequente é classificar a varanda de acordo com a sua orientação: Norte, Sul, Este e Oeste.
Se uma varanda virada a Sul, recebe o máximo de sol (no Hemisfério Norte, como é o caso de Portugal), uma varanda virada a Norte, recebe o mínimo. No entanto, nunca nos podemos esquecer da sombra de casas e prédios vizinhos, grandes árvores, etc.
A maior parte das plantas de varande, prefere ambientes soalheiros e luminosos, mas isso não significa que à sombra não se desenvolvam. Muitas delas suportam semi-sombra, ou mesmo, sombra total.

Mesmo a maior parte das plantas heliófilas (exigente em luz), precisam de ser protegidas da exposição solar directa do meio-dia e, por isso, é cstume colocá-las debaixo de toldes ou alpendres que dêem sombra.

É importante saber que o que as plantas procuram do sol, em primeiro lugar, a irradiação, mas a luz que precisam para a fotossíntese. Portanto, uma varanda virada a Norte, luminosa e sem sombras, pode ser um ambiente bom para muitas plantas, embora a sua floração possa não ser tão exuberante.

As paredes pintadas de branco com um mobiliário a condizer da mesma cor, para além de dar uma sensação óptima de maior luminosidade, também produz um aumento da luz disponível para as plantas.
No entanto, numa parede virada a Sul e pintada de branco, as plantas aí existentes têm de suportar um calor excessivo devido à incidência da radiação solar. Isto também aumenta o perigo de pragas.




Vento e Chuva


As plantas colocadas numa varanda orientada para Oeste costumam ser, geralmente, as que mais sofrem com as inclemências do tempo. Por isso, e sobretudo em varandas e terraços desabrigados, é preciso procurar que as plantas tenham a devida protecção.
Se as plantas estiverem ameaçadas pela chuva, pode-se estender um plástico por cima das mesmas, de maneira a que a água não inunde a varanda.
Como meio de protecção contra o vento e a chuva, também de pode utilizar trepadeiras cobertas de vegetação.



Espaço  
  
Normalmente, nunca há espaço suficiente para aquilo que queremos. Por isso, a escolha das plantas é muito importante. Se escolhermos plantas muito volumosas, que precisam de recipientes grandes, até o maior terraço se enche. E também é preciso lembrar que as plantas...crescem!
Um espaço excessivamente reduzido e uma plantação demasiado compacta, faz com que durante o seu desenvolvimento, as plantas perturbem o crescimento umas das outras e o perigo de pragas aumenta.
A "ocupação total" do espaço pode produzir uma deterioração do aspecto geral das plantas.
Controlar o cresicimento das plantas através da pode é muito difícil. Quando atingem um volume demasiado grande é melhor substituí-las por outras ou procurar a sua reprodução por estacas.
Para além de ter um lugar soalheiro e protegido do vento e da chuva durante o Verão, as plantas exóticas de vaso precisam de um alojamento de Inverno apropriado (na maior parte dos casos, luminoso e fresco).
No ínicio, é preferível não encher a varanda, pois até aos finais do Verão haverá tempo para comprar plantas novas e preencher com elas os espaços vazios que vão ficando.    





























Sem comentários:

Enviar um comentário