Seguir

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de março de 2012

Camélia Japónica (Japoneira)


Mais uma planta adquirida no Horto do Campo Grande. Depois das melões plantadas fora de época e, obviamente, morrerem, tive que ocupar este vaso com qualquer coisa. Até para a terra não secar...Assim, decidi por uma planta que tivesse flores. E como sou um apaixonado pela cultura japonesa, decidi-me por esta Japoneira. Esta deve ser a planta que menos cuidados recebe. Está numa zona à meia-sombra (é o mais indicado, pois dá-se mal com o calor intenso) e a única coisa que faço é regá-la quando necessário. As folhas são de um verde muito escuro e permanecem o ano todo. As flores começam a aparecer no final do Inverno, normalmente em Dezembro mas esta, talvez pelo Inverno seco e mais quente que o normal que tivemos, manteve flores o ano todo. Claro que durante os meses mais frios, deu menos. Nesta, as flores são brancas e são mesmo muito bonitas. Ao toque parecem seda e são muito sensíveis, por isso, não convém fazê-lo. Duram pouco tempo, acabando por ficar castanhas e caírem, 2 ou 3 semanas depois de abrirem. Alguns botões nem chegam a abrir, mas isso é normal. E pronto...depois é só apreciar as flores espectaculares.

                                                                  Pormenor da flor

terça-feira, 27 de março de 2012

Buganvília (trepadeira)


Também comprei esta no Horto do Rossio. É uma trepadeira comum e com um crescimento lento. Existes vários tipos. Esta oferece flores vermelhas. As flores, quase sempre em forma de coração, parecem papel e são muito sensíveis. Qualquer toque e lá vai ela ao chão. Está protegida com espinhos e o crescimento dos rebentos, acontece de uma forma desordenada. Também não exige muitos cuidados. Começei por colocá-las onde agora estão os Kiwis, mas com a aquisição destes, mudei-a para onde está agora. Apesar de ser aconselhdo mantê-la sob sol directo, notei que se desenvolvia melhor à meia-sombra. Daí, também a troca de local. Penso que, onde estava, não ia sobreviver. Estava em muito mau estado. Já a fertilizei várias vezes este ano e agora com o aparecimento das flores, parei. Parece que quanto mais fertilizante, mais folhas e menos flores...Também não precisa de muita água. Apesar do crescimento lento, pode chegar aos 9 metros! O que significa, talvez para o ano, já tenha de a podar. O ponto crítico nesta espécie, são as raízes. Muito cuidado com elas! São sensíveis. E quando plantada em vaso, como é o meu caso, gosta de ter as raízes apertadas.



                                                                 Pormenor da flor

Passiflora Violacea (trepadeira)


Comprei esta planta no Horto do Rossio, em Caneças. Perdeu algumas folhas, as mais antigas (por baixo) durante o Inverno, mas já lá estão a crescer novas e manteve flores o ano todo (!). É bastante resistente e tem um crescimento hiper, mega rápido! Por isso, quase todos os fins-de-semana lá tenho de estar eu a dirigir e orientar os rebentos novos. Como as folhas estão verdes o ano todo, é uma boa aquisição para qualquer espaço. Não fica com aquele aspecto desolado da maior parte das plantas no Outono.
Há várias subespécies. Esta, dá flores roxas. O melhor (pelo menos funciona comigo) é pô-la ao sol pleno. Rego apenas quando necessário. Quando a terra está seca. Não precisa da terra sempre húmida. Novamente, não é preciso qualquer cuidado extra. É só vê-la a crescer!

                                                                    Pormenor da flor

domingo, 25 de março de 2012

Morangos - Actualizado Junho

Mostrar um espaço na nossa casa, com morangos, dá sempre um sorriso a quem os vê. Por isso, também decidi ter alguns. Plantei duas variedades: o rústico (na imagem, já com morangos), que adquiri no Horto do Campo Grande e o 4 estações (na imagem, ainda a crescer), cujas sementes comprei no hipermercado. Apesar de apenas dois estarem quase prontos para a "colheita", estão a crescer mais, um por cada flor. De novo repito-me, mas os cuidados com eles, são os mínimos. Água e sol. A única coisa a lembrar no que toca a cultivar morangos, é que precisam de muito sol. Daí, no meu caso, estarem na zona da varanda com mais incidência de luz solar directa. E também necessitam de estar abrigados do vento. De resto, quem queira ter um vasinho de morangos em casa, pode ter à vontade. Não precisam de um vaso muito profundo. Apenas que tenha drenagem, porque precisam de ter a terra húmida, principalmente no dias mais quentes e quando estiverem a dar frutos. Ah, e cuidado com os pardais!...





Em 2 meses, este foi o crescimento que os morangos (4 estações) tiveram. Espero daqui a um mês já estar a colher alguns. A outra variedade (rústico, à direita, continua a dar morangos desde Março.


Goji

Aí está um dos meus orgulhos! Porquê? Porque, para além de serem poucos (pelo menos em Portugal) os que conhecem este fruto fabuloso, não conheço mais ninguém que o tenha em casa.
Esta planta é originária do Tibete e parece que faz parte da dieta dos locais. Tem uma série de benefícios e há especialistas que a indicam para doentes oncológicos!
Comprei a planta no Horto do Campo Grande - até agora, em Lisboa, não conheci mais nenhum sítio que a venda - e na altura (Novembro) era um arbusto despido, feio. A partir de Fevereiro, as primeiras folhas começaram a aparecer e agora cresce a olhos vistos.
Por ser do Tibete, é um arbusto resistente, habituado a climas extremos e, por isso, também é fácil de tratar. Novamente, e à semelhança do resto, o que eu faço é só regar e deixá-lo ao sol. Aliás, é uma planta que convém estar ao sol pleno. No máximo, à sombra parcial, mas nunca total. De vez em quando, também o fertilizo e é só. Embora a literatura diga que só se deva fertilizar 2 vezes ao ano, eu já o fiz 5 ou 6 vezes...Mas agora, com a chegada do tempo quente, e da época da floração, parei.
Comecei por plantar sementes. Comprei um saco no hipermercado e o processo foi simples. É só deixar as bagas em água durante a noite, para ganharem humidade e "incharem", abri-las e tirar as sementes.
Começaram a crescer bem, mas à medida que me fui informando sobre este arbusto, aprendi que até este começar a dar frutos, demora mais ou menos 2 anos. Quando o encontrei já crescido, não hesitei em comprar e transplantei-o por cima daqueles que tinha plantado. E cá está ele.

Em cima, à esquerda, pode-se ver duas bagas. É possível comê-las directamente ou depois de secas.

          
          Informação Nutricional
  • Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais.
  • Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
  • Contém grande teor de proteínas.
  • Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
  • Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
  • Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
  • Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA.
    Benefícios das Bagas Goji
  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Combate a artrite
  • Baixa o colesterol
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Promove a fertilidade

Planta do caril

Ora bem, esta não é exactamente a planta do caril. Existem várias espécies de plantas que emanam o cheiro característico do caril. Esta é uma delas. O caril, aquele que usamos na cozinha, não é uma planta. É uma mistura de especiarias. O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão (de onde deriva a cor amarelada), cardamono, coentros, gengibre, cominhos, noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.
No entanto, esta planta em particular (a que está na foto), pode, de facto, ser usada na cozinha para dar um gosto a caril aos pratos. Não sei a que espécie pertence. Foi-me dada pela minha mãe, que a comprou numa feira ambulante.
No entanto, e pela informação que já reuni, a planta propriamente dita, não se deve comer. O melhor modo de a usar é, depois de as lavar, acrescentar as folhas ao prato. E antes de o servir, retirar as folhas. Parece que a ingestão destas folhas pode levar a problemas gástricos...Mas o aroma das mesmas fica. E apesar da planta ter um cheiro intenso, aquilo que fica no prato não o é. Portanto, é ideal para quem quer apenas um aroma subtil no prato e que não gosta muito do sabor a caril.
Parece que esta planta, em particular, está presente em algumas das nossas praias, cobrindo algumas dunas. Dai o seu aspecto seco. É uma planta bem adaptada a ambientes quentes. Por isso, apesar de eu a regar regularmente,não é preciso assim tanta frequência de água. Mas talvez por isso, deite um cheiro tão forte, principalmente à noite. E fica bem no arroz...

Limoeiro

Aí está a segunda árvore do jardim. Dizem que dá sorte ter um limoeiro em casa...Bem, até agora não tive azares. Tal como a laranjeira, comprei o limoeiro no Horto do Rossio, em Caneças. E tal como a laranjeira, os cuidados são mínimos. Água quando necessário, sol e fertilizante uma vez por semana.
Como é mais novo que a laranjeira, o limoeiro tem tido um crescimento maior e mais veloz. As flores são tímidas, ainda só tem três. Mas acredito que os limões aparecerão.



E os limões apareceram mesmo. Neste momento (Agosto), estão lá 6. Nada mau para o primeiro ano.



Laranjeira

Comprei esta árvore no Horto do Rossio, em Caneças. Queria ter uma árvore de fruto e foi a laranjeira, a primeira escolha. Na altura, entre umas que tinham melhor aspecto e entre outras que nem tanto, escolhi aquela que já tinha laranjas. Para ter mesmo a certeza que a árvore ia dar frutos. Pois nem todas dão, principalmente, em vaso.
Agora, chegada a Primavera, a laranjeira está coberta de flores (e abelhas também!) e deita um perfume inconfundível. E pelo gomos que se estão a formar, o aparecimento de laranjas é uma certeza. E muitas!
E não dá muito trabalho a cuidar. Rego quando necessário, apanha sol o dia todo e,uma vez por semana, adubo com fertilizante líquido universal. E com estes cuidados, aí está ela!





E depois das flores, os frutos! E bem grandes que eles estão a ficar. Só é pena não serem mais. Há cerca de mês e meio, contei quase 30 laranjas a crescer!! Entretanto, houve alguns dias com bastante vento e os frutos caíram quase todos. Restaram 7 laranjas. Na altura, as que estavam maiores e, por isso, mais resistentes.




E, já em Dezembro, aí estão elas prontas para a apanha. Redondas, coloridas, cheirosas e muito, muito doces.

                                                 Também dá para ver à direita, alguns tomates-cherry.

Coentros


Esta foi uma planta manhosa!...A primeira vez que resolvi ter coentros, comprei já crescidos, numa casa de plantas perto de mim. Passado uma semana, já estavam mortos. Penso ter sido o frio. À segunda, resolvi plantá-los. Começaram a crescer bem, mas um frio anormal para a época do ano, voltou a matá-los. Então resolvi esperar por Março e já com bom tempo, resolvi apostar outra vez nesta erva. Comprei, de novo, já crescidos, agora no Horto do Campo Grande e aí estão eles, vigorosos e com o seu cheiro inconfundível. Também não dão trabalho nenhum a tratar. Limito-me a regar, quando a terra está seca e, ao contrário da salsa, ponho-os ao sol pleno. Tem piada, porque é uma planta que me “diz” se tem sede. Quando a água é insuficiente, as plantas começam a descair para os lados. Rego, e uma hora depois, já está toda espigada de novo.

 Alguns dados sobre o coentro.
Propriedades: É digestivo, anti-séptico e calmante. Na Índia é considerado afrodisíaco, serve para aumentar as glândulas mamárias.
O coentro tem quatro vezes mais caroteno do que a salsa e três vezes mais cálcio do que esta. Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. As folhas são muito ricas em ferro e vitamina C.
Tanto os coentros como a salsa ajudam a neutralizar o hálito do alho.
A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas. As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição.
Alivia dores de estômago em caso de digestões difíceis, vómitos e flatulência, estimulando o apetite e ajudando a secreção gástricos e intestinais.
Na medicina chinesa inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo.
Na antiguidade, os coentros eram mais utilizados pelas suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais comum serem usados na culinária.
Na culinária: As sementes dos coentros devem ser adicionadas no princípio da cozedura.
A incorporação de coentros nos pratos com leguminosas favorece reabsorção dos gases intestinais.
Pode ainda ser utilizado para aromatizar a cerveja.
As sementes servem para aromatizar o gin e fabricar licores digestivos. Servem ainda para aromatizar vinagre e vários tipos de conservas como puré de tomate, pêras ou maçãs, salsichas ou patés.
Na Índia é um ingrediente essencial do caril em pó.
Tantos as folhas como as sementes salientam o sabor da choucroute, beterraba, cornichons, cogumelos, alcachofras e salada várias, especialmente de batata.
Um ou dois grãos de coentros esmagados numa chávena de café concedem-lhe um excelente sabor.
No jardim: Embora cultivada como erva aromática, convém separá-las das plantas de jardim, pois o forte aroma da folha e sementes frescas pode ser prejudicial a algumas plantas. Mas sabe-se que afasta os afídeos aos quais é imune.
Quando associada com o funcho, impede a formação das suas sementes, enquanto que ajuda a germinar as do anis.
As suas lindas e delicadas flores fazem lindos canteiros e atraem abelhas.
O aroma das suas sementes vai-se tornando mais intenso e agradável à medida que estas vão amadurecendo.