Seguir

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de julho de 2015

CHÁS DE ERVAS QUE DEVEM SER BEBIDOS NO VERÃO, in lifestyle.sapo.pt

Frios, com ou sem gelo, hidratam e refrescam, além de prevenir problemas de saúde. Saiba quais são as melhores opções para os dias de calor




Sabemos que com o calor torna-se menos apetecível ingerir bebidas quentes. No entanto, os chás de ervas, provenientes de flores, folhas, sementes, caules e raízes de plantas, podem ser muito eficazes em inúmeros sintomas e os seus benefícios para o organismo são variados. Uma vez que uma hidratação adequada é fundamental para a saúde, já que o nosso organismo é constituído essencialmente por água e que algumas pessoas não conseguem ingerir uma quantidade adequada de água ao longo do dia, os chás frios são uma ótima opção no verão. Pode fazer as suas próprias diluições de chás e juntar, por exemplo, rodelas de gengibre, casca de limão, canela ou hortelã, por exemplo.
O segredo é variar. Alcaçuz, camomila, cavalinha, dente-de-leão, erva-cidreira, espinheiro-alvar, framboesa, funcho, gengibre, ginseng, hortelã, hortelã-pimenta, melissa, pau d’arco, raiz de valeriana, urtigas são algumas das ervas que deve ingerir em chá nesta altura. Veja a que é que, segundo o livro «Somos O Que Comemos» da autora Gillian McKeith, cada um deles faz bem:
- Problemas de estômago: Funcho, hortelã pimenta e alcaçuz
- Problemas de rins: Dente-de-leão, uva-de-urso, gengibre, framboesa e amora-silvestre
- Problemas de fígado: Dente-de-leão
- Problemas de baço: Gengibre e giseng
- Problemas de bexiga: Urtigas, dente-de-leão e uva-de-urso
- Reforço do sistema imunitário: Pau d’arco
- Alívio do stresse: Camomila, erva-cidreira, ginseng, alcaçuz e raiz de valeriana

Texto: Adriana Ferreira (nutricionista no clube de treino Holmes Place no Parque das Nações em Lisboa)