Seguir

Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de março de 2012

Planta do caril

Ora bem, esta não é exactamente a planta do caril. Existem várias espécies de plantas que emanam o cheiro característico do caril. Esta é uma delas. O caril, aquele que usamos na cozinha, não é uma planta. É uma mistura de especiarias. O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão (de onde deriva a cor amarelada), cardamono, coentros, gengibre, cominhos, noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.
No entanto, esta planta em particular (a que está na foto), pode, de facto, ser usada na cozinha para dar um gosto a caril aos pratos. Não sei a que espécie pertence. Foi-me dada pela minha mãe, que a comprou numa feira ambulante.
No entanto, e pela informação que já reuni, a planta propriamente dita, não se deve comer. O melhor modo de a usar é, depois de as lavar, acrescentar as folhas ao prato. E antes de o servir, retirar as folhas. Parece que a ingestão destas folhas pode levar a problemas gástricos...Mas o aroma das mesmas fica. E apesar da planta ter um cheiro intenso, aquilo que fica no prato não o é. Portanto, é ideal para quem quer apenas um aroma subtil no prato e que não gosta muito do sabor a caril.
Parece que esta planta, em particular, está presente em algumas das nossas praias, cobrindo algumas dunas. Dai o seu aspecto seco. É uma planta bem adaptada a ambientes quentes. Por isso, apesar de eu a regar regularmente,não é preciso assim tanta frequência de água. Mas talvez por isso, deite um cheiro tão forte, principalmente à noite. E fica bem no arroz...

2 comentários: